Alunas:Eduarda Christiny Ribeiro de Castilho Costa n°11
Iara de Almeida Pires Ribeiro nº15
Kelly Leila dos Santos Silva nº21
Rayane Coelho Rodrigues da Silva nº32
Thalita França nº37
Turma:31C
Disciplina:Filosofia
Professor:Eduardo Luiz

domingo, 3 de julho de 2011

Tarsila e o Brasil dos Modernistas-Casa Fiat de Cultura



Descrição do Evento


A Casa Fiat de Cultura apresenta a exposição Tarsila e o Brasil dos modernistas. A mostra é um desdobramento do Projeto Catálogo Raisonné Tarsila do Amaral desenvolvido pela Base7 sob coordenação de pesquisa da historiadora Regina Teixeira de Barros,que assina a curadoria da exposição com a seleção de grandes expoentes do modernismo brasileiro para o público mineiro. A partir de Tarsila, a historiadora selecionou um conjunto de 140 obras de mestres do modernismo que apresentam visões singulares de paisagens, tradições e tipos brasileiros. O conjunto de pinturas, esculturas, desenhos e gravuras formam um amplo panorama das tentativas de representação visual de um país territorialmente vasto e culturalmente heterogêneo como o Brasil. Dentre as obras, destacam-se as pinturas coloridas de Tarsila, as gravuras negras de Goeldi, as paisagens imaginárias de Guignard e as experiências performáticas de Flávio de Carvalho. A exposição conta com outros artistas modernos,como Portinari, Di cavalcanti e Ismael Nery. Grandes artistas diferentes entre si e, ao mesmo tempo, igualmente empenhados na descoberta de um olhar para o Brasil, que é um e é tantos. 


Análise Crítica 

A exposição nos faz pensar sobre a riqueza do imaginário que se construiu e que continua a ser construído sobre o nosso país.Os artistas produziram trabalhos que tangenciam o Brasil, sejam pela inclusão de um contexto geográfico facilmente reconhecível, seja pela curiosidade investigativa de hábitos e tradições locais.O que está em pauta são os possíveis diálagos entre trabalhos desses modernistas,com o intuito de ampliar o debate em torno das representações visuais simbólicas do país,tornando-o tão complexo quanto a cultura em que está inserido.



Local do Evento:
RUA JORNALISTA DJALMA ANDRADE, 1.250 | BELVEDERE | 30 320 540 | NOVA LIMA | MG/BRASIL | TELEFONE +55 (31)3289.8900 | FAX +55 31 3289.8920
ADMINISTRAÇÃO: SEGUNDA A SEXTA DE 8H ÀS 18H
EXPOSIÇÕES: TERÇA A SEXTA DE 10H ÀS 21H | SAB, DOM, E FERIADOS: DE 14H ÀS 21H 

Ingresso:Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário