Alunas:Eduarda Christiny Ribeiro de Castilho Costa n°11
Iara de Almeida Pires Ribeiro nº15
Kelly Leila dos Santos Silva nº21
Rayane Coelho Rodrigues da Silva nº32
Thalita França nº37
Turma:31C
Disciplina:Filosofia
Professor:Eduardo Luiz

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Memorial Minas Gerais - Vale


Descrição do Evento



O projeto de museografia do Memorial Minas Gerais – Vale, assinado por Gringo Cardia é um investimento da empresa Vale em parceria com o Governo do estado de Minas.O espaço é reservado para mostrar os valores que construíram e constroem Minas,e para convidar todos a conhecerem o que faz os mineiros serem mineiros.Instalado no antigo prédio do Ministério da Fazenda do século XIX, o memorial foi todo restaurado para receber os equipamentos e surpreender os mais diferentes públicos .

O prédio é dividido em três pavimentos:
* 1º Pavimento - Os visitantes conhecem e refletem sobre obras de artistas que são símbolos de Minas Gerais, como Guimarães Rosa, Drummond e a “não-artista” Lygia Clark.
* 2º Pavimento - Nesse andar os visitantes conhecem como era as cidades mineiras do passado e o modo, a família, os costumes e a formação do povo mineiro. Também seguem uma linha do tempo da história do Estado de Minas Gerais.
* 3º Pavimento – São encontradas homenagens a manifestações populares e folclóricas. Há uma sala que mostra as características do movimento modernista no Brasil e outra onde se encontram esculturas feitas de barro mostrando a riqueza do Vale do Jequitinhonha.
O memorial mostra elementos que vão estar presentes na diversidade mineira: arte, história e cultura.


Análise Crítica

A história de Minas Gerais é marcada por grandes acontecimentos históricos, multiculturalismo e movimentos artísticos que deixaram marcas no mundo contemporâneo. O modo de viver dos mineiros, apesar de mudarem ao longo do tempo, ainda tem traços dos antigos povos que descobriram os diferentes caminhos do estado. Suas características inspiraram grandes obras de grandes autores e favoreceram a grande diversidade étnico-cultural, já que Minas é considerado o estado mais culturalmente diversificado.A expressão "povo mineiro" carrega as diferentes formas de viver e de pensar, de conhecimentos e de práticas que existiram no passado e continuam existindo hoje.São povos , portanto , que compulseram as Minas Gerais, essa região já plural em seu nome e em sua origem.


 Local do Memorial: Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rainha da Sucata - Belo Horizonte, MG - 30140-010 - Brasil. Telefone: 31 - 3272-9584

6 comentários:

  1. Realmente, hoje se não existisse os museus para conservar nossa memoria, estariamos desligados das culturas passadas, perderiamos todo estes valores tradicionais da época retratada... Parabéns pelo incentivo!

    ResponderExcluir
  2. Mto bacana a iniciativa, o grupo está de parabéns!
    Só faltou uma descrição do blog lá em cima ;D

    ResponderExcluir
  3. É muito importante restaurar e manter viva a memória, a cultura e a história do povo mineiro.
    Grande iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. A História é o que nos permite uma visão maior do mundo nos mostrando de onde viemos e se temos o modo de vida que temos hoje é pelos nossos antepassados. Parabens pela iniciativa! Blog super bem escrito.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir